JURIS, A enciclopédia jurídica informa: ao utilizar nossos serviços, você consente com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Responsabilidade. Mais informações

Plutocracia

De JURIS, A enciclopédia jurídica

juris.wiki.br

OOjs UI icon language-ltr.svg   Symbol stub class.svg

Plutocracia (s. f., do Grego ploutos: riqueza; kratos: poder), «diz respeito a um sistema político governado por um grupo de pessoas que detém grande poder econômico. Em outras palavras, é um governo formado por pessoas abastadas ou governo dos ricos. Dito de outra forma, plutocracia é o exercício do poder ou do governo pelas classes mais abastadas da sociedade. É a influência ou o poder do dinheiro ou o argentarismo. A plutocracia é, segundo Alcimor Aguiar Rocha Neto: “A dominação da classe capitalista, detentora dos meios de produção, circulação e distribuição de riquezas, sobre a massa proletária, mediante um sistema político e jurídico, que assegura àquela classe o controle social e econômico”»[1].

Referências

  1. BIFFE JUNIOR, João; LEITÃO JUNIOR, Joaquim. Concursos Públicos: Terminologias e Teorias Inusitadas. 1ª ed. São Paulo: Método, 2017. ISBN 978-85-309-7369-8. p. 256.