JURIS, A enciclopédia jurídica informa: ao utilizar nossos serviços, você consente com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Responsabilidade. Mais informações

Teorema de Coase

De JURIS, A enciclopédia jurídica

juris.wiki.br

OOjs UI icon language-ltr.svg   Symbol stub class.svg

Teorema de Coase, «parte da premissa de que nem todas as externalidades ambientais negativas (passivos negativos decorrentes da exploração de atividade que degrade o meio ambiente) seriam indesejáveis à sociedade, pois algumas poderiam trazer um ganho superior à perda. Dessa forma, as externalidades negativas seriam um problema bilateral, recíproco, não havendo razão para proteger uma parte, prejudicando outra que produz atividade eficiente e lucrativa. Nesse teorema ou modelo proposto, as partes envolvidas deveriam negociar para alcançar um equilíbrio, uma solução que fosse aceita e absorvida pela sociedade, em permitir a internalização das externalidades negativas, não por força da intervenção do Estado, mas por meio do funcionamento do mercado, que, no quadro da questão ambiental, significaria que o mercado funcionaria em benefício do meio ambiente»[1].

Referências

  1. BIFFE JUNIOR, João; LEITÃO JUNIOR, Joaquim. Concursos Públicos: Terminologias e Teorias Inusitadas. 1ª ed. São Paulo: Método, 2017. ISBN 978-85-309-7369-8. p. 394.