JURIS, A enciclopédia jurídica informa: ao utilizar nossos serviços, você consente com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Responsabilidade. Mais informações

Teoria dos Jogos

De JURIS, A enciclopédia jurídica

juris.wiki.br

OOjs UI icon language-ltr.svg   Symbol stub class.svg

Teoria dos Jogos, «consiste num conjunto de instrumentos e de linguagem para descrever e prever o comportamento estratégico. Serve para modelar e estruturar o comportamento estratégico pelos agentes que compreendem que suas ações afetam as ações de outros agentes. O objetivo da Teoria dos Jogos é determinar uma excelente estratégia de cada jogador. A estratégia é uma regra ou um plano de ação para o jogo. A estratégia ótima ou excelente para um jogador é aquela que maximiza seu “payoff” esperado. Os payoffs referem-se a todas as coisas que importam para o jogador, positiva ou negativamente, em qualquer período do jogo. Quando dois (ou mais) indivíduos interagem e suas respectivas ações se baseiam naquilo que os outros esperam ou desejam, existe o que se denominou, há muito, de “comportamento estratégico”. A Teoria dos Jogos é matéria que, em face de suas propriedades matemáticas, possui inúmeras aplicações a questões sociais, políticas e econômicas. Ela confere fundamento matemático aos fenômenos sociais, decorrendo daí o grande interesse em sua utilização, inclusive pelo próprio Direito»[1].

Referências

  1. BIFFE JUNIOR, João; LEITÃO JUNIOR, Joaquim. Concursos Públicos: Terminologias e Teorias Inusitadas. 1ª ed. São Paulo: Método, 2017. ISBN 978-85-309-7369-8. p. 253.