JURIS, A enciclopédia jurídica informa: ao utilizar nossos serviços, você consente com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Responsabilidade. Mais informações

Voz

De JURIS, A enciclopédia jurídica

juris.wiki.br

OOjs UI icon language-ltr.svg   Symbol stub class.svg

Voz (s. f., do Latim vox, significando 'som'), «designa, propriamente, o som que o ar expelido dos órgãos respiratórios produz ao sair da laringe, fazendo vibrar as cordas vocais. E, mais sinteticamente, o som produzido pelos órgãos da fonação. Exprimindo, no homem, a articulação da palavra, ou a palavra falada, em conceito propriamente jurídico a voz é tida no sentido de opinião, autoridade, ou poder, que se têm acerca de certos fatos ou de certas coisas. E, nesta significação, são tidas as expressões voz corrente, voz pública, voz ativa, voz consultiva, voz deliberativa. A viva voz é palavra falada, é a palavra oral, particularmente pronunciada por quem emite a ordem, ou dá o parecer»[1].

Referências

  1. DE PLÁCIDO E SILVA, Oscar Joseph . Vocabulário Jurídico. 32ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016. ISBN 978-85-309-7258-5. p. 3922.